Nossa História

Tudo começou num almoço dos dias das mães no ano de 2001. Eu e a Jane tinhamos loja de revelação fotográfica, estas que existiam de revelação em 1hs. Neste almoço observei várias pessoas tirando fotos com suas famílias e a única máquina com filme convencional era a nossa. Naquela época os mini-labs digitais eram uma verdadeira fortuna e sabia que não teria condições de acompanhar o mercado. Ai comecei a me antenar para outros negócios.

Neste mesmo ano resolvi converter meu carro, tinha um Siena 1.0, ano 99 e comecei a procurar uma convertedora. Como todo cliente fui a umas 5 acabei escolhendo uma na rua Uranos em Ramos, um subúrbio aqui no Rio de Janeiro.

Novamente, como vários clientes nossos, fiquei observando a conversão. Achava que conversão de carros era uma coisa super difícil e observei que não era. Pensei: isso eu posso aprender a fazer. Comecei a pesquisa básica de quanto poderíamos lucrar em cada kit e resolvi entrar para o ramo. Liguei para Jane, para chamá-la para ser minha sócia. Quando falei em gás ela disse:

_ Pô, Del, vamos vender botijões de gás?

Fizemos o curso de instalação de kit gás GNV, no SENAI e começamos a procurar nossa primeira loja. Achamos uma loja no bairro da Penha, loja excelente, grande, frente para duas ruas, demos entrada nos documentos, na imobiliária, tudo certo… ai dono recebeu uma oferta para vender o imóvel para uma igreja (católica, por incrível que pareça). Perdemos a loja que seria a primeira DEL GÁS.

Partimos do zero de novo, apareceu outra loja, na Penha de novo, demos entrada nos documentos, parecia que tava tudo certo e ai a ficha no fiador foi negada. Motivo: nosso fiador tinha um homônimo todo cheio de protestos e execuções e a administradora recusou a ficha. Ficamos chateados, mas resolvemos tirar as certidões do fiador para provar que estava tudo ok. Se passavam mais 3 meses e ai finalmente conseguimos alugar a mesma loja que foi negada anteriormente. Assim nascia a primeira DEL GÁS, em 08 de maio de 2002.

Começo difícil, a nossa volta já existiam umas 5 ou 6 convertedoras e algumas delas os tubarões da época do mercado. Chegou até uma informação via rádio corredor que uma destas concorrentes teria dito que não duraríamos 3 meses.

Primeiro dia, nada, segundo dia, nada… Bateu aquele desespero, né? Finalmente, no terceiro dia, entra o primeiro carro. Aí, a Jane me liga:

Del, Del entrou um carro, o que a gente faz?
_ Ué, Jane, vamos convertê-lo.

Começamos com 8 cilindros e 5 kits e, já no primeiro mês, convertíamos 67 automóveis. Sucesso total. Ficamos um ano ainda aprendendo. Em fevereiro de 2003 compramos uma loja que já era convertedora e nascia a segunda DEL GÁS na Rua Barreiros.

Mas, só sentimos o potencial que a DEL GÁS tinha, na terceira loja. Compramos a terceira loja em junho de 2003. Também era de uma outra marca de convertedora, e fazia uns 30 ou 40 carros por mês. Com a DEL GÁS passou a fazer 150 carros por mês.

Crescemos rápido como um meteoro, abrindo uma loja após a outra e chegamos a 46 lojas no Estado do Rio de Janeiro, isso em novembro de 2006. Tudo ia bem. Bem não, ótimo. Aí veio fatídico 30 de outubro de 2007… Estavámos no La Mole da Barra da Tijuca, justamente apresentando para diversos fornecedores os planos de expansão e publicidade para 2008 quando veio a bomba da falta de gás e as notícias nos dias que se seguiram foram as piores possíveis. Vimos nossa DEL GÁS desmoronar em poucos meses. Muitos dos que estavam conosco nas melhores horas abandonaram o barco e ficamos praticamente sozinhos.

Fui aconselhado por muitos a fechar tudo, a dar calote nos fornecedores, enfim, explodir o que restava da DEL GÁS e dar o fora. Nestas horas sempre aparece alguém para te chamar de louco e dizer que a você não vai conseguir. Mas, quantas empresas já não passaram suas dificuldades, empresas às vezes com 50 ou 60 anos que já foram até concordatárias e saíram do buraco? A DEL GÁS tinha apenas 5 anos na época. Trabalhamos como nunca, procurando achar esperança numa situação que parecia não ter solução e sei que muitos de nós já passaram por situações que pareciam intransponíveis. Aquelas que a gente não sabe se continua ou não. Mas levantamos a cabeça e fomos em frente. Adoro esta frase “desistir é um hábito muito difícil de largar”, e hoje, 08 de maio de 2019, é com muito orgulho e alegria que comemoramos os 17 anos da DEL GÁS.

Então queríamos agradecer a todos, fornecedores, clientes, entidades e funcionários que acreditaram e que nos ajudaram a manter esta grande marca DEL GÁS mais forte e coesa que nunca.

Obrigado, obrigado e… obrigado!

Adelson e Janine