Uso de kit gás natural traz economia para o motorista

por | ago 9, 2016 | noticia | 0 Comentários

O gás natural, também conhecido como GNV, vem ganhando cada vez mais destaque como opção de combustível para carros, principalmente no que diz respeito à economia que ele proporciona. Se comparado aos combustíveis mais utilizados, gasolina e etanol, a economia pode chegar a 48% em relação ao primeiro e 57% em relação ao segundo. De acordo com algumas pesquisas no Brasil, esse número pode variar ainda mais e chegar a até 61% em alguns casos.

Em números brutos, a troca da gasolina por gás natural poupa algo em torno de R$414 depois de 2,5 mil quilômetros percorridos, bem como a troca do etanol pelo GNV se torna R$598 a menos nas contas do mês. Esses dados, juntamente com outros fornecidos por instituições em todo o país, provam a grande vantagem da conversão dos carros para GNV; e ainda assim, esse não é o único bom motivo para se tornar adepto da mudança.

Há mais de oito meses não há reajuste no preço do gás natural, diferente dos outros combustíveis, um ponto importantíssimo frente ao momento em que o Brasil se encontra. Além disso, o GNV compensa mais e mais conforme o carro roda maiores quilometragens. Ao fazermos um paralelo entre os custos da conversão e o a economia obtida, é nítido que quanto mais aquele veículo andar, mais rápido o retorno acontece. A média é, se forem percorridos oito mil quilômetros por mês, o retorno desse investimento se dê em quatro ou cinco meses. Caso o procedimento seja parcelado, é ainda provável que os gastos sequer mudem: o que o motorista não estiver mais gastando com gasolina ou etanol compensará as parcelas da conversão.

Ao realizar a conversão, se o motorista optar por um kit gás de quinta geração (mais comum e atualizado), a diferença estará apenas na economia e não afetará em nada o desempenho ou funcionamento do carro. Portanto, ao analisar o custo-benefício e o tempo prolongado de uso, tanto para quem trabalha com o carro quanto para quem o usa apenas no pessoal, a conversão para o GNV é vantajoso para todos.