Planilha calcula se vale a pena fazer conversão do carro para o gás natural GNV kit Gás

por | ago 9, 2016 | noticia | 0 Comentários

Em tempos de crise, a busca por diminuição de gasto é ainda maior, principalmente com produtos que consomem muito de nosso orçamento, como é o caso de nossos carros e seu combustível. Uma das formas de conseguir essa economia é o abandono do etanol e da gasolina, substituindo-os por GNV, o gás natural veicular, que fez sucesso há muitos anos e voltou a ser pauta entre os motoristas.

De acordo com a Comgás, o número de conversões já ultrapassou 132% apenas no primeiro trimestre. Isso porque a economia pode chegar a 50%, dependendo do valor gasto diariamente em combustível e da distância percorrida diariamente.

Planilha pode te ajudar nesse caso

O economista Samy Dana, conhecido por suas colunas e aulas em uma das principais instituições de ensino de economia de todo o País. O especialista realizou uma calculadora que permite não apenas mostrar o valor que você economizaria se fizesse a conversão, mas também o tempo necessário para conseguir o retorno sobre o investimento, que pode chegar a mais de R$ 5 mil reais para a conversão.

Na planilha você precisa preencher alguns dados, como a distância percorrida por dia, o valor do combustível utilizado (você pode encontrar os valores para etanol e gasolina). Dessa maneira a calculadora habilitará te mostrará a economia que você teria se seu carro fosse abastecido como Gás Natural Veicular.

Os valores dos combustíveis são sempre comparados com o valor do Gás Natural Veicular e você também consegue inserir o valor do Kit Gás que encontrou e descobrir assim se até mesmo aquele kit vale a pena para o seu veículo.

Além disso, com todos os dados preenchidos, a calculadora também permite que você descubra em quantos meses você conseguiria receber de volta todo o valor gasto na conversão.

Essa planilha é importante para que o motorista tenha uma consciência maior sobre suas condições e possibilidades de conversão. Isso porque nem sempre o Gás natural veicular GNV é uma boa opção para você, principalmente se você anda pouco dentro da cidade ou se não sabe se conseguiria esperar o tempo necessário para ter o retorno de investimento.